quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Síntese da minha participação no Fórum sobre Educação - 2010

"...Participar de um grupo de formação, é uma oportunidade privilegiada de aprender e de transformar as formas de pensar e, consequentemente, de agir, porque potencializa a reflexão sobre as próprias crenças, atitudes e experiências.
Quando aprendemos, cada um de nós se apropria do que é objeto do nosso conhecimento de acordo com nossas possibilidades pessoais de compreensão – muitas vezes distorcemos as informações buscando entendê-las, e isso é bastante natural (se de fato acreditamos que o conhecimento é construído). Um grupo de formação tem uma importância muito grande nesse sentido, pois nos ajuda a compreender que cada um constrói seus conhecimentos com os recursos pessoais de que dispõe no momento, e nos faz aprender com a diversidade de experiências, de pontos de vista, de formas de interpretar as mesmas informações – o que só acontece quando interagimos com outras pessoas, especialmente quando pensam diferente de nós.
Então a postura de investir na própria formação e estudar – estudo que faz diferença, uma vez que está a favor de alguma coisa e contra tantas outras – mostra que nós, professores, sabemos o quanto temos a ver com ‘o mundo lá fora’. Mudar é um desafio – difícil e possível. É principalmente a partir do conhecimento que adquirimos no processo de formação que podemos desenvolver um novo tipo de prática, que é na verdade uma ação político-pedagógica.
A dificuldade da mudança não pode apagar nosso sonho e nem intimidar nossa curiosidade. É ela que nos faz perguntar, conhecer, atuar, re-conhecer. A curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjeturar, de comparar, de buscar conhecer o que precisamos para constatar que a nossa prática em sala de aula vale a pena..."
Londrina, 15/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário