quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Gramática na aula de Português (Profa. Eliana M. M. Mello)

 A Gramática na aula de Português.

“A Profa. Eliana M. M. Mello em seu artigo discute quando os professores trabalham os conteúdos gramaticais, o que e como trabalham. Descreve a prática de sete professores de português que, à época da pesquisa, possuíam curso de Pós-graduação (especialização) e que afirmaram trabalhar dentro da proposta apresentada pelo Programa Curricular Mínimo do Estado de Goiás. Este propõe que a gramática deve ser compreendida como uma prática de reflexão sobre a língua e seus usos, necessária para a instrumentalização dos alunos na leitura e na produção de textos.
"Quanto à forma de trabalhar a gramática na escola, parece oportuno enfatizar a necessidade de uma mudança radical. O estudo gramatical deveria ser transformado de um trabalho mecânico, teórico e estéril em um processo de reflexão que levasse a melhor compreensão de fatos lingüísticos encontrados no texto. Para que essa compreensão seja obtida é necessário, certamente, que o estudo gramatical seja feito através de uma metodologia nascida da própria natureza da língua.” (SEECD-PCN - Português, 1a. a 8a. séries, 1992:55)
Apesar dos professores trabalharem diversos conteúdos (gramática, interpretação de textos, redação), a gramática normativa ainda é prioridade nas aulas de Português.
Além de participar de planejamentos nas escolas municipais e acompanhar mais de perto o trabalho dos professores, também aplicou um questionário que constatou que a maioria dos professores tem muita dificuldade com o ensino da gramática, e quando lhes perguntado que curso gostariam de fazer, a grande maioria faria um curso de gramática...”
            Portanto tenho certeza que é pertinente citar este trecho do artigo da Profa. Eliana aqui, pois este deve ser o caráter que os alunos dos cursos de graduação em Língua Portuguesa devem ter quanto ao ensino e prática de sala de aula.

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