segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Educação na Era Digital


Educação e Internet – Uma evolução no aprendizado

A Educação é uma das áreas mais motivantes para a implementação de novas práticas através do uso das novas tecnologias, em especial as da chamada web 2.0.
Educação e Internet, uma ótima idéia
Um dos principais objetivos a serem alcançados é permitir que especialmente os professores possam ter contato com novas tecnologias e usufruam dos seus benefícios. A tecnologia abandona seu papel de mundo novo, distante e secreto para muitos e passar a ser companheira do professor, que passará a usá-la em seu dia-a-dia, dando asas a sua imaginação, utilizando a criatividade a seu favor, fortalecendo o processo pedagógico envolvido no aprendizado.
Um dos inúmeros benefícios constatados é que ao utilizar essas ferramentas disponíveis na chamada web 2.0, tanto o professor quanto os alunos envolvidos participam de uma interação, gerando conhecimento, e que essa experiência pode ser enriquecida com a participação de outros, como por exemplo alunos e professores de outras turmas.
Também podemos pensar que o conhecimento gerado pode ser utilizado por outros, como alunos e professores até de outras escolas, criando, assim, nos demais envolvidos, uma fonte de inspiração para melhores trabalhos, fazendo com que todos possam aproveitar o conhecimento gerado e, através desse conhecimento, gerar novos conhecimentos.
Vamos a exemplos práticos?
Andei pesquisando na Internet e achei vários casos práticos e interessantes de uso da web 2.0 na educação, que cito abaixo com pequenas adaptações:
·    Twitter: Um professor que envia informações curiosas de grandes nomes da matemática, estimulando os seus alunos à pesquisa, a troca de ideias, gerando conhecimento. Em outro caso, um professor promove um concurso entre seus alunos de forma que eles mandem uma frase sobre um determinado assunto, que pode ser uma matéria ou um gênio da Humanidade, por exemplo. Escolhida a frase, ela servirá para um debate, deixando os alunos se aprofundarem no assunto, fazerem colocações e escolher a melhor participação. O prêmio? Que tal um livro?
·    SMS: Um professor envia torpedos para um grupo de alunos com pequenos exercícios, incentivando a pesquisa sobre a sua matéria, ou manda resumos do conteúdo dado na sala de aula. Quem é jovem e não gosta de se envolver com essa tecnologia? Será que isso aproxima o professor dos seus alunos?
·    Blog: Um professor cria um blog e disponibiliza diversas informações sobre as matérias que leciona na forma de textos livres, fotos, áudio e vídeos. Permite que os seus alunos participem criticando e sugerindo temas, publicando textos também e participem de discussão, além de disponibilizar o download de livros, textos, dentre outros.
·    Fórum: Um grupo de professores cria um fórum para estimular a discussão de vários tópicos ligados às matérias dadas em sala de aula, incentivando a discussão e a participação em grupo.
·    Laptops: Um professor leva um laptop para sala de aula e passa vídeos próprios ou até tenta visualizá-los em sites do tipo YouTube, todos ligados a uma determinada matéria dada em aula, por exemplo. Mostra aos alunos uma aula dinâmica através de uma nova forma de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário