terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estudo do Período Composto.

Introdução ao estudo do Período Composto.
Encerramos o estudo dos chamados termos da oração: vimos que os termos da oração relacionam-se e apresentam funções sintáticas. A partir desta aula, investigaremos as relações que as orações possuem entre elas dentro do período a que passaremos a chamar de composto.
Assim, vamos observar os exemplos:
Ele confessou a mentira.
(1 verbo = 1 oração = Período Simples)
Ele confessou que mentiu.
(2 verbos = 2 orações = Período Composto)
Ele confessou que mentiu e esperava a compreensão dos amigos.
(3 verbos = 3 orações = Período Composto)
No primeiro exemplo, a oração é formada por um verbo, trata-se de uma oração absoluta, que representa, em Sintaxe, o chamado período simples. Já no segundo exemplo, vê-se que há duas orações que estão ligadas – devemos observar que, se elas forem separadas, o sentido da primeira oração ficará comprometido: “quem confessa, confessa algo” – e a segunda oração apresenta essa informação. O termo “a mentira” é objeto direto de confessou.
A oração “que mentiu” é objeto de confessou: essa oração ligada à primeira é chamada de subordinada – ela apresenta uma função sintática.
E, no terceiro exemplo, foi acrescentada uma oração, mas que não exerce função sintática em relação às outras ...ela é independente: a prova disso é que podemos separá-la do período , sem causar nenhum prejuízo sintático ou mesmo semântico.
Coloque um ponto final entre a segunda e a terceira oração e confirme essa independência: neste caso, a oração será chamada de coordenada.
Oração subordinada: dependente – exerce função sintática.
Oração coordenada: independente – sem função sintática.

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