quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PONTUAÇÃO

EMPREGO DA VÍRGULA
O grande problema da pontuação parece mesmo ser a vírgula. É o que mais se cobra em concursos públicos. Na realidade, seu emprego depende basicamente da entonação, da leitura precisa dos textos. Todos já ouviram falar que a vírgula corresponde a uma breve pausa.
Observe, abaixo, um exemplo importante, do qual partiremos para o nosso estudo.
Alguns homens levantaram o muro pela manhã. Uma leitura atenta, tranqüila, sem forçar nada, mostra que não há pausa entre os termos que constituem a frase. Assim, não se pensa em usar a vírgula.
A frase se encontra na ordem direta: sujeito (alguns homens), verbo (levantaram), objeto direto (o muro) e adjunto adverbial (pela manhã). Diz-se que na ordem direta não se usa vírgula, exatamente porque não há pausa entre o termos.
 Assim, não se usa vírgula:
1) Entre o sujeito e o verbo.
Ex.: O carro apareceu.
Apareceu o carro.
2) Entre o verbo e o objeto direto.
Ex.: Ele escreveu uma carta.
Uma carta ele escreveu.
Obs.: Na inversão, só se usa a vírgula quando existe objeto pleonástico.
Ex.: Uma carta, ele a escreveu.
objeto direto: uma carta
objeto direto pleonástico: a
3) Entre o verbo e o objeto indireto.
Ex.: Nós obedecemos ao diretor.
Ao diretor nós obedecemos.
Obs.: Com objeto indireto pleonástico, a vírgula deve ser usada.
Ex.: Ao diretor, nós lhe obedecemos.
objeto indireto: ao diretor
objeto indireto pleonástico: lhe
4) Entre o verbo e o predicativo.
Ex.: Eu já fui professor.
Professor eu já fui.
Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico.
Ex.: Professor, eu já o fui.
predicativo: professor.
predicativo pleonástico: o
5) Entre a palavra e seu complemento nominal.
Ex.: Tenho certeza da vitória.
Da vitória tenho certeza.
Obs.: Com complemento pleonástico, usa-se a vírgula.
Ex.: Da vitória, dela tenho certeza.
complemento nominal: da vitória
complemento nominal pleonástico: dela.
6) Entre a palavra e seu adjunto adnominal.
Ex.: Achei o livro do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário