quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO E DO VESTIBULAR

Paulo Marcelo de LIMA (UEPG)
Profa. Lucimar Araújo BRAGA (UEPG)
RESUMO:
De acordo com os documentos oficiais as DCE´s de Língua Estrangeira Moderna (2007) e os PCN´s – Língua Estrangeira Moderna (1998), a Língua Espanhola está presente como uma opção de Língua Estrangeira no contexto escolar. Neste projeto abordaremos em especifico a Língua Espanhola, como disciplina de Língua Estrangeira, a dimensão histórica no Brasil até a aplicação na atualidade escolar e como requisito em concursos de vestibular. Analisaremos a inserção da Língua Estrangeira Moderna no processo de avaliação do concurso de vestibular, verificando as dificuldades de alunos que não tiveram contato escolar antes desse processo. Pretendemos ainda observar a abordagem da Língua Espanhola adotada no ensino médio, sua obrigatoriedade e disseminação nas escolas estaduais. Será desenvolvida uma pesquisa de campo, na qual se observará as aulas de Língua Espanhola, em colégios estaduais e em cursos pré-vestibular e dessas observações pretendemos analisar como se trabalha essa língua na sala de aula.PALAVRAS-CHAVES: Língua Espanhola; Ensino Médio; Vestibular.

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