quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Literatura - Parnasianismo

Parnasianismo – a valorização da forma
Enquanto a prosa realista representou uma reação contra a literatura sentimental e extremamente subejetiva dos românticos, a poesia do final do século XIX significou a rejeição total da linguagem declamatória e coloquial do Romantismo. Valorizando o emprego da palavra rara e da frase rebuscada, teve origem, nessa época, o Parnasianismo, movimento que fez do cuidado formal sua característica básica, freqüentemente em prejuízo da própria qualidade da expressão poética.
 Lendo o trecho seguinte, escrito por Olavo Bilac, um dos poetas mais festejados do período, você podera compreender o espírito que animou esse movimento.

Profissão de Fé


Invejo o ouvires quando escrevo:

Imito o amor

Com que ele, em ouro, o alto relevo
Faz de uma flor.

Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
Como um rubim.
Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ouvires, saia da oficina
Sem um defeito.



Característica Marcantes do parnasianismo

1.      Preocupação formal que se revela na busca da palavra exata, caindo muitas vezes no preciosismo; o parnasiano, cofiante no poder da linguagem, procura descrever obetivamente a realidade.
2.   Comparação da poesia com as artes plásticas, sobretudo com a escultura.
3.   Atividade poética encarada como habilidade no manejo do verso.
4.   Frequentes alusões a elementos da mitologia grega e latina.
5.   Preferência por temas descritivos – cenas históricas, paisagens, objetos, estátuas etc.
6.   Enfoque sensual da mulher, com ênfase na descrição de sua características físicas.



Origem do Parnasianismo
Em 1978, ocorreu, em jornais cariocas, uma polêmica em versos que ficou conhecida como Batalha do Parnaso, em que a poesia romântica foi atacada. Em 1882, Teófilo Dias publicou seu livro de poesias, Fanfarras, considerado o marco inicial do Parnasianismo brasileiro. Começava, assim, um movimento de reação à poesia chorosa e extremanente sentimental do Romantismo.
 A inspiração inicial do Parnasianismo veio da França, onde, em 1866, publicou-se uma antologia poética intitulada O parnaso contemporâneo*. No Brasil, os principais poetas parnasianos são Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Vicente de Carvalho.

* Parnaso era o nome de um monte na Grécia consagrado a Apolo (deus da luz e das artes) e às musas (entidades mitológicas ligadas às artes).



Nenhum comentário:

Postar um comentário