quinta-feira, 7 de julho de 2011

CRASE

Fusão do “a”  (preposição)...
a)      + “a” (artigo)

b)     +  “a” (s),aquele(s),aquela(s),aquilo (pron.demonstrativo)

c)      +  “a” qual, as quais (pron.relativo)



·         Entreguei a bolsa à aluna. (o cinto ao aluno)

·         Saiu com uma velocidade superior à do som. (limite...ao)

·         Entreguei o livro a quem chegou agora. (diante de quem e cuja não há crase)

·         Refiro-me  àquela aluna.

·         Refiro-me àquele aluno.



Eu me refiro

·         à senhora

·         a  uma senhora

·         a  esta senhora

·         a  Vossa Senhoria

·         a   você

·         Vou a Salvador

·         Vou à Bahia.

·         Retornarei à Florianópolis dos meus sonhos.

·         Vou à festa.

·         Não vou a festa nenhuma.

·         Vou a festas

·         Vou às festas.

·         Ele saiu às duas horas. (ao meio-dia)

·         Estou aqui desde as duas horas. (o meio-dia)

·         Ela começou a chorar

·         Ficaram cara a cara.

·         Ele anda a pé.

·         Ele escreve à José de Alencar. (à moda de, ao estilo de)

·         Ele escreve a José de Alencar. (para Alencar)



Locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas:



Saiu à francesa. (= modo)

Ele saiu à noite. (=tempo)



Casos facultativos:

1.Antes de  nome próprio feminino:

Entreguei o livro à/a Maria



2. Depois da preposição até:

Fui até à/a praça.



Diante de pronomes possessivos:

Avise a/à sua irmã.



Terra= chão firme e casa= lar (sem crase)

·         Os marinheiros voltaram a terra.

·         Voltamos a casa.



Os astronautas retornaram à Terra. (ao planeta)

·         Voltei à terra natal.

Exercícios:

Nenhum comentário:

Postar um comentário