terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SEMÂNTICA

Parte da gramática que trata do sentido das palavras. Assunto explorado em todos os concursos públicos, requer cuidados especiais. Vamos dividi-la em tópicos.
1) Denotação e conotação.
● Denotação
Emprego de uma palavra com seu sentido original, real, dicionarizado.
Ex.: A menina ganhou uma flor.
A palavra flor está empregada com o seu sentido normal, registrado em dicionários:
trata-se do vegetal que todos conhecem. Diz-se que ela tem valor denotativo.
● Conotação
Emprego especial, figurado de uma palavra.
Ex.: A menina é uma flor.
A palavra flor, agora, não pode ser entendida como o vegetal que colhemos em
determinadas plantas. Na realidade, menina é um ser animal; flor, um ser vegetal.
Então, ao pé da letra, uma menina não pode ser uma flor. A frase só pode ser entendida
se a desdobrarmos em uma comparação: a menina é bonita como uma flor. Nesta, flor
tem valor denotativo. No entanto, quando se diz diretamente, quando se afirma que
alguém é uma flor, a palavra flor tem um sentido especial, que extrapola a realidade da
palavra. Diz-se, então, que ela tem valor conotativo.
2) Sinonímia
Emprego de sinônimos, isto é, palavras de mesmo sentido.
Ex.: A frase está certa. A frase está correta.
3) Antonímia
Emprego de antônimos, isto é, palavras de sentido oposto.
Ex.: Resolveu entrar na casa. Resolveu sair da casa.
4) Homonímia
Emprego de palavras que têm identidade de pronúncia ou de grafia, os chamados homônimos.
● Homônimos homófonos
Mesma pronúncia, grafia diferente.
Ex.: cozer − coser
● Homônimos homógrafos
Mesma grafia, pronúncia diferente.
Ex.: sobre (^) − sobre (´)
apoio − apóio
● Homônimos perfeitos (ou homófonos e homógrafos)
Mesma grafia e mesma pronúncia.
Ex.: pena (pluma) − pena (compaixão)
5) Paronímia
Emprego de parônimos, isto é, palavras muito parecidas.
Ex.: O mandato do deputado é de quatro anos.
Expediu um mandado de busca.
Procure gravar os homônimos e parônimos colocados abaixo. São muito importantes.
absolver − inocentar
absorver − esgotar, consumir
acender − pôr fogo a
ascender − elevar-se
6) Campos semânticos
Diz-se que as palavras pertencem ao mesmo campo semântico quando estão
associadas, de alguma forma, pelo sentido.
Ex.: tristeza, melancolia, pesar
vinho, leite, refrigerante
7) Polissemia
Pluralidade de sentidos de uma palavra.
Ex.: A paixão de Cristo. (o sofrimento)
Tinha uma grande paixão por ela. (sentimento forte e desequilibrado)
8) Coesão e coerência
● Coesão
Ligação que existe entre os componentes de um texto. É importante que se conheçam as palavras e expressões que têm a capacidade de ligar termos, orações, períodos, parágrafos.
Ex.: Havia pouquíssimas pessoas trabalhando no balcão, porém fui logo atendido.
A conjunção porém é adversativa, liga orações de sentido adverso, contrário. Ela é o elemento conector no período, que apresenta duas idéias contrárias: “haver poucas pessoas atendendo” e “ser logo atendido”. Assim, pode-se afirmar que o texto tem coesão, porque a conjunção porém, por seu sentido, se presta a ligar esses dois segmentos.
● Coerência
Sentido lógico do texto.Quando falta a coesão, normalmente falta a coerência, ou seja, o texto fica ilógico.
Ex.: Estudei muito, apesar disso fui aprovado.
Não há coerência na frase, uma vez que não há coesão. Apesar disso é expressão concessiva, introduz termos que se opõem ao que se afirmou ou vai afirmar. Para torná-lo coerente, precisamos de uma expressão que indique conclusão ou conseqüência.
Assim, poderíamos dizer “Estudei muito, por isso fui aprovado” (portanto, por causa disso, então etc.)
9) Sentido de locuções adjetivas
Importante para enriquecer o vocabulário. Eis algumas que convém saber.
de agulha − acicular
de gafanhoto − acrídeo
de diamante − adamantino ou diamantino

Um comentário: