TERMOS
INTEGRANTES DA ORAÇÃO
|
|
VTD
|
verbo
transitivo direto (não exige preposição)
|
OD
|
objeto
direto (completa o sentido de um verbo transitivo direto)
|
VTI
|
verbo
transitivo indireto (exige a preposição)
|
OI
|
objeto
indireto (completa o sentido de um verbo transitivo indireto)
|
VTDI
|
verbo
transitivo direto e indireto
|
CN
|
complemento
nominal (completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio)
|
VV
|
vozes
verbais
|
VA
|
voz
ativa: sujeito agente
|
VPA
|
voz
passiva analítica (verbo ser + particípio)
|
VPS
|
voz
passiva sintética (com o pronome “se”)
|
VPR
|
voz
passiva reflexiva (sujeito agente e paciente)
|
PARA NÃO ESQUECER Os pronomes o, a, os, as deve ser empregados como complemento de verbos transitivos diretos e os pronomes lhe, lhes como complementos de verbos transitivos indiretos: Quer uma mesa nova. —> Quero-a. Quero a meus pais. —> Quero-lhes. Paguei o empréstimo. —> Paguei-o. Paguei ao gerente. —> Paguei-lhe. Convidei meus pais. —> Convidei-os. Obedeço a meu pai. —> Obedeço-lhe. |
Este espaço destina-se aos meus alunos e todas as pessoas interessadas em adquirir mais algum conhecimento ou ainda tirar dúvidas sobre Língua Portuguesa / Redação / Interpretação Textual e Língua Espanhola.
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Você sabe como surgiu o Dia do Professor?
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril
|
PERÍODO COMPOSTO
As orações podem ser
constituídas da seguinte forma: Períodos simples » são
aqueles formados por uma só oração. Exemplo: O mar estava calmo. (Aparece
apenas um verbo: estava. Logo, período simples). Períodos compostos » são aqueles
formados por duas ou mais orações.
Exemplo: A sessão começou calma e terminou
agitada. (Aparecem dois verbos: começou e terminou. Logo, período composto). O período composto
pode ser classificado em: Coordenação;
Subordinação.
Nessa aula falaremos sobre
Período Composto por Subordinação, cujo período é formado por uma oração
principal e uma oração subordinada. As orações subordinadas podem ser: -
oração subordinada substantiva, - oração subordinada adjetiva; - oração
subordinada adverbial.
ORAÇÕES COORDENADAS
ASSINDÉTICAS e SINDÉTICAS
O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma
oração em sua composição.
Sendo Assim:
- Eu irei à praia.
(Período Simples)
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
Há dois tipos de relações que podem se estabelecer
entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma
relação de subordinação. Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um
mesmo período, mas têm ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de: - Estou
comprando um protetor solar,
depois irei à praia. (Período Composto) Podemos dizer: 1. Estou comprando
um protetor solar.
2. Irei à praia.
2. Irei à praia.
Separando as duas, vemos que
elas são independentes. É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período
Composto por Coordenação. Quanto à classificação das orações
coordenadas, temos dois tipos: Assindéticas e Sindéticas.
Coordenadas Assindéticas
São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas. Coordenadas Sindéticas
Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas. Coordenadas Sindéticas
Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
EMPREGO DOS PRONOMES PESSOAIS
1.
Os pronomes pessoais retos ocupam o lugar de sujeitos da oração,enquanto
os pessoais oblíquos substituem os objetos diretos ou indiretos. Ex.:
Ela irritava-nos com sua maneira de agir.
2.
Os oblíquos o, a, os, as são empregados para substituir objetos
diretos e acompanham VTD ou VTDI.
Todos condenavam a pobre mulher. = Todos
a condenavam.
3. Os
oblíquos lhe, lhes são usados para substituir os objetos indiretos
e acompanham VTI ou VTDI.
Devo
favores ao vizinho. = Devo-lhe
favores.
CONTRAÇÕES
PRONOMINAIS
Os pronomes oblíquos me, te, lhe, nos, vos, lhes contraem-se com os oblíquos o, a, os, as, da seguinte forma:
me + o =
mo
|
me + a
= ma
|
me + os
= mos
|
me + as
= mas
|
te + o
= to
|
te + a
= ta
|
te + os
= tos
|
te + as
= tas
|
lhe + o
= lho
|
lhe + a
= lha
|
lhe + os = lhos
|
lhe + as = lhas
|
nos + o
= no-lo
|
nos + a = no-la
|
nos + os = no-los
|
nos + as
= no-las
|
vos + o
= vo-lo
|
vos + a = vo-la
|
vos + os = vo-los
|
vos + as = vo-las
|
lhes + o = lho
|
lhes + a = lha
|
lhes + os
= lhos
|
lhes + as
= lhas
|
COMBINAÇÕES VERBO-PRONOMINAIS
® com os pronomes o, a., os, as pospostos ao verbo, observe que:
1. as formas verbais terminadas em r, s, z perdem essas letras e o oblíquo precede-se de l ( lo, la(s)):
amar + o = amá-lo ; propôs + o = propô-lo ; refiz +
os = refi-los
2. se a forma verbal terminar em
nasal, o oblíquo precede-se de n (no, na, nos, nas):
amam +
o = amam-no ; põe + as = põe-nas ; dão + os = dão-nos.
2.
a desinência –mos (1ª pess. pl.) perde o –s final quando seguida de –nos.
Ex.: amamo-nos ; damo-nos as
mãos.
Dele/ dela ¹ de ele / de ela
® Não deve haver a contração da preposição de com o pronome ele quando este tem valor de sujeito do verbo
infinitivo. Observe:
A pasta é dele e nela está o meu caderno.
Em vez de ele usar o próprio caderno, usou o meu.
® O mesmo ocorre se depois da preposição houver artigo
determinando substantivo:
Este é o momento de as pessoas se
conscientizarem de
que a democracia está consolidada em nosso país.
Assinar:
Postagens (Atom)