segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PSS - UEPG - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


PSS I - GRAMÁTICA

1. Compreensão e interpretação de textos
2. Diversidade textual
3. Variações linguísticas
4. Gramática contextualizada
4.1. Concordância
   4.2. Pontuação
   4.3. Acentuação
   4.4. Figuras de linguagem (aliteração, antítese, antonomásia, comparação, elípse, eufemismo, hipérbole, ironia, metáfora, metonímia, paradoxo, perífrase, prosopopeia, silepse, sinestesia, zeugma)


PSS II - GRAMÁTICA

1.Compreensão e interpretação de textos
2.Diversidade textual
3.Variações linguísticas
4.Gramática contextualizada
   4.1. Regência
   4.2. Concordância
   4.3. Pontuação
   4.4. Acentuação
   4.5. Uso do pronome oblíquo átono
   4.6. Figuras de linguagem (aliterção, antítese, antonomásia, comparação, elipse,  eufemismo, hipérbole, ironia, metáfora, metonímia, paradoxo, perífrase, prosopopeia,  silepse, sinestesia, zeugma)


PSS III - GRAMÁTICA 
1.Compreensão e interpretação de textos
2.Diversidade textual
3.Variações linguísticas
4.Gramática contextualizada
   4.1. Relações de sentido no interior do período (coordenação/subordinação)
   4.2. Concordância
   4.3. Regência
   4.4. Pontuação
   4.5. Acentuação e crase

Colocação pronominal


É a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem.

São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

O pronome oblíquo átono pode assumir três posições na oração em relação ao verbo:
1. próclise: pronome antes do verbo
2. ênclise: pronome depois do verbo
3. mesóclise: pronome no meio do verbo

Próclise 

A próclise é aplicada antes do verbo quando temos:

• Palavras com sentido negativo:
Nada me faz querer sair dessa cama.
Não se trata de nenhuma novidade.

• Advérbios:
Nesta casa se fala alemão.
Naquele dia me falaram que a professora não veio.


• Pronomes relativos:
A aluna que me mostrou a tarefa não veio hoje.
Não vou deixar de estudar os conteúdos que me falaram.

• Pronomes indefinidos:
Quem me disse isso?
Todos se comoveram durante o discurso de despedida.

• Pronomes demonstrativos:
Isso me deixa muito feliz!
Aquilo me incentivou a mudar de atitude!

• Preposição seguida de gerúndio:
Em se tratando de qualidade, o Brasil Escola é o site mais indicado à pesquisa escolar.

• Conjunção subordinativa:
Vamos estabelecer critérios, conforme lhe avisaram.

Ênclise

A ênclise é empregada depois do verbo. A norma culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos. A ênclise vai acontecer quando:

• O verbo estiver no imperativo afirmativo:
Amem-se uns aos outros.
Sigam-me e não terão derrotas.

• O verbo iniciar a oração:
Diga-lhe que está tudo bem.
Chamaram-me para ser sócio.

• O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposição "a":


Naquele instante os dois passaram a odiar-se.
Passaram a cumprimentar-se mutuamente.

• O verbo estiver no gerúndio:
Não quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada.
Despediu-se, beijando-me a face.

• Houver vírgula ou pausa antes do verbo:
Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante.
Se não tiver outro jeito, alisto-me nas forças armadas.

Mesóclise 

A mesóclise acontece quando o verbo está flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretérito:

A prova realizar-se-á neste domingo pela manhã.
Far-lhe-ei uma proposta irrecusável.

Regência Verbal e Nominal


A regência trata das relações existentes entre os termos em uma frase, ou seja, estuda a dependência entre as palavras. Toda frase apresenta termo regente e termo ou termos regidos.

Termos regentes          Termos regidos
        Agradar a                 o filho.
        Chamar                    o filho.
         Amor a                   o próximo.
Na Língua Portuguesa essa relação entre termo regido e termo regente é indicada pelo uso das preposições.

Regência Nominal:
Quando termo regente é um nome temos a regência nominal ( substantivo, adjetivo, advérbio).

Horror a Buenos Aires.
Natural de Buenos Aires.
Um dia em Buenos Aires.

Nos casos em que os nomes não apresentam um sentido completo é necessário complemento, assim o significado do nome transita para o complemento estabelecendo uma relação entre regente e regido que é medida por uma preposição.

Regência Verbal:
Refere ao estudo dos verbos quanto à necessidade e ao tipo de complemento exigido, nesse caso o termo regente na oração é um verbo e não um nome.

Chegamos a Buenos Aires.  VTI
Estamos em Buenos Aires. VTI
Simpatizamos com Buenos Aires. VTI

Alguns verbos, por expressarem uma ideia completa, não exigem complemento. São os verbos Intransitivos( assunto que será tratado logo mais)

Os jovens estudam. VI
O menino dormiu. VI
As crianças brincam. VI

Há também os verbos de ligação: ser,estar,ficar,andar,permanecer,parecer,continuar etc.

Outros verbos não têm sentido completo, exigem complemento (objeto direto, objeto indireto). São os verbos transitivos( assunto que será abordado logo mais):

Meu pai comprou um sítio.
                  verbo    O.D.
As crianças gostam de desenhos animados.
                     verbo            O.I.

No primeiro caso a ligação entre o verbo e seu complemento dá-se diretamente o  verbo transitivo direto e objeto direto; no segundo temos o uso de preposição entre o verbo e o complemento, verbo transitivo indireto e objeto indireto.

NÃO DEVEMOS DAR A DOIS VERBOS DE REGÊNCIA DIFERENTE O MESMO COMPLEMENTO:

Ex.: ENTRAR em e SAIR de:

ERRADO: O aluno entrava e saía da sala repetidas vezes.
CERTO: O aluno entrava na sala e saía dela repetidas vezes.


COM VERBOS DE MOVIMENTO ( IR,VIR, COMPARECER,VOLTAR, CAIR) EMPREGA-SE A PREPOSIÇÃO A E NÃO EM.
ERRADO: Caiu no chão.                           CERTO: Caiu ao chão
ERRADO: Vou na casa de um amigo.     CERTO: Vou à casa de um amigo.
ERRADO: Cheguei no aeroporto.             CERTO: Cheguei ao aeroporto.