sexta-feira, 22 de outubro de 2010

VERBOS I


VERBO
É a palavra que indica ação, estado, fenômenos da natureza e outros processos como ocorrências, desejos, mudanças de estados. Fazemos uso dos verbos cotidianamente, mesmo assim, quando, na escola, temos de estudá-lo há sempre um elemento assustador: a sua conjugação. Ou melhor, entender o processo da conjugação; como os verbos são flexionados.
Comecemos por uma visão “panorâmica” dos verbos; depois, estudaremos os pontos mais significativos para o Vestibular.
Flexões:
número (singular ou plural);
pessoa ( 1a, 2a ou 3a);
tempo (presente, pretérito e futuro);
modo (indicativo, subjuntivo e imperativo e formas nominais);
voz (ativa, passiva e reflexiva).
Vamos entender como se processam essas flexões (mudanças) e por que são importantes na língua.
Modo
Indica a atitude do falante em relação ao fato que se comunica.
Indicativo: refere-se aos fatos considerando-se que eles ocorreram, ocorrem ou ocorrerão.
Eu comprei aquela roupa.
Subjuntivo: o fato é considerado como possibilidade, um desejo, uma suposição.
Talvez eu compre aquela roupa.
Imperativo: o fato é considerado como uma ordem, um conselho.
Compre aquela roupa!
A partir do entendimento de como usamos os modos, vamos estudar os tempos.
Tempo
Localização do fato no tempo. As flexões de tempo e modo estão associadas:
No Indicativo
Presente: exprime um processo simultâneo ao ato da fala.
Ocorre que esse tempo poderá ter o valor de um presente narrativo ou histórico, como se
fosse o pretérito perfeito.
Um exemplo: “Em 1808, a família real desembarca no Brasil.”
Também poderá o Presente apresentar-se com valor de futuro, conforme veremos no estudo sobre os aspectos verbais. Ou, ainda de um algo que seja costumeiro, habitual.
Exemplos: Amanhã eu ligo para você.
“Todo dia ela faz tudo igual...”
Pretérito
Imperfeito: exprime um processo passado com duração no tempo. “Ela me esperava no portão”.
Principalmente na linguagem coloquial, o Imperfeito pode ser usado com valor de futuro do pretérito. “Se eu tivesse mais intimidade com o grupo, eu o chamava para o passeio.
Perfeito: exprime um processo passado, totalmente concluído. “Stop./ A vida parou ou foi o automóvel?”
Mais que perfeito: exprime um processo anterior a um processo passado. Exemplo: Antes de encontrá-la na festa de ontem, eu falara com ela sobre o que vestiríamos.
Em orações optativas, é comum ser usado o Mais-que-perfeito: Quem me dera ganhar na loteria!
Futuro
Presente: exprime um processo posterior ao momento em que se fala. “E cada verso meu será pra te dizer ...”.
O Futuro do presente pode ocorrer com valor de presente, mas expressando dúvida, probabilidade. Exemplo: Em minha carteira, deverei ter o suficiente apenas para pagar agora meu ingresso...
Conhecemos ainda o Futuro do presente sendo usado com valor de imperativo. Exemplo: “Não roubarás”.
Pretérito: exprime um processo possível no passado. Exemplo: Eu seria feliz, caso tivesse mais dinheiro.
O Futuro do pretérito exprime, ainda, uma hipótese, probabilidade, incerteza. Pode ocorrer com valor de presente, exprimindo modéstia ou cerimônia. Exemplo.: Você, por favor, poderia passar-me o adoçante?
No Subjuntivo
Presente (ame)
Pretérito imperfeito (amasse)
Futuro (amar)
Imperativo- Presente - afirmativo (ama)
negativo (não ames)
Formas nominais são aquelas que, além de possuírem valor verbal, podem exercer a função de nomes. Há, ainda, três formas nominais:
gerúndio – ndo (amando)
particípio – regulares (amado) e irregulares (aberto).
infinitivo - -impessoal (amar) e pessoal (amarmos).

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PONTUAÇÃO

EMPREGO DA VÍRGULA
O grande problema da pontuação parece mesmo ser a vírgula. É o que mais se cobra em concursos públicos. Na realidade, seu emprego depende basicamente da entonação, da leitura precisa dos textos. Todos já ouviram falar que a vírgula corresponde a uma breve pausa.
Observe, abaixo, um exemplo importante, do qual partiremos para o nosso estudo.
Alguns homens levantaram o muro pela manhã. Uma leitura atenta, tranqüila, sem forçar nada, mostra que não há pausa entre os termos que constituem a frase. Assim, não se pensa em usar a vírgula.
A frase se encontra na ordem direta: sujeito (alguns homens), verbo (levantaram), objeto direto (o muro) e adjunto adverbial (pela manhã). Diz-se que na ordem direta não se usa vírgula, exatamente porque não há pausa entre o termos.
 Assim, não se usa vírgula:
1) Entre o sujeito e o verbo.
Ex.: O carro apareceu.
Apareceu o carro.
2) Entre o verbo e o objeto direto.
Ex.: Ele escreveu uma carta.
Uma carta ele escreveu.
Obs.: Na inversão, só se usa a vírgula quando existe objeto pleonástico.
Ex.: Uma carta, ele a escreveu.
objeto direto: uma carta
objeto direto pleonástico: a
3) Entre o verbo e o objeto indireto.
Ex.: Nós obedecemos ao diretor.
Ao diretor nós obedecemos.
Obs.: Com objeto indireto pleonástico, a vírgula deve ser usada.
Ex.: Ao diretor, nós lhe obedecemos.
objeto indireto: ao diretor
objeto indireto pleonástico: lhe
4) Entre o verbo e o predicativo.
Ex.: Eu já fui professor.
Professor eu já fui.
Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico.
Ex.: Professor, eu já o fui.
predicativo: professor.
predicativo pleonástico: o
5) Entre a palavra e seu complemento nominal.
Ex.: Tenho certeza da vitória.
Da vitória tenho certeza.
Obs.: Com complemento pleonástico, usa-se a vírgula.
Ex.: Da vitória, dela tenho certeza.
complemento nominal: da vitória
complemento nominal pleonástico: dela.
6) Entre a palavra e seu adjunto adnominal.
Ex.: Achei o livro do professor.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Estudo do Período Composto II

1.Orações Subordinadas Adjetivas.
2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas.
3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas.
4.Diferença entre a conjunção integrante e o pronome relativo.
________________________________________
1. Orações Subordinadas Adjetivas: tipos.
Outro grupo das Orações Subordinadas é o da Adjetivas, exercem função sintática própria de um adjetivo. São apenasduas. Observe, principalmente, a diferença semântica entre um e outro tipo.
1. Adjetiva Restritiva
Comi a fruta que estava madura.
2. Adjetiva Explicativa
Comi a fruta, que estava madura.

Interessante guardar a informação de que a oração adjetiva virá em duas posições: antecedendo a oração principal ou no meio daquela.

2. Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas.
A interpretação da primeira oração deve ser no sentido de se supor que havia frutas maduras e outras verdes (não-maduras) na árvore: apenas a madura foi escolhida. A intenção é a de restringir o significado de fruta: só foi escolhida para se comer porque estava madura.
Já quanto à oração subordinada adjetiva explicativa, deve-se supor que uma fruta foi comida e que ela estava madura, mas sua escolha não se deveu à especificação de “estar madura”. Não se sabe se havia outras frutas verdes que estavam na árvore; não houve a particularização do significado. Há obrigatoriedade da vírgula antecedendo o pronome relativo que inicia as orações adjetivas explicativas.

3. Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas.

Importante notar que as orações adjetivas são iniciadas por pronomes relativos: que, quem, o qual, a qual, cujo, onde. Enquanto que as orações substantivas são introduzidas por
conjunção integrante: as palavras que ou se. Os pronomes relativos exercem função sintática. A conjunção integrante apenas liga, conecta as orações. O pronome relativo retoma e substitui um termo da oração anterior (substantivo ou pronome), além de estabelecer uma
relação entre as orações. Ao substituir o termo, dentro da própria oração adjetiva, o pronome relativo passa a exercer as mesmas funções dos termos estudados em período simples. Será preciso fazer a análise do pronome relativo, como se estivéssemos fazendo a análise dos termos da oração já revistos, para se éter a certeza de qual é a função. Alguns exemplos:

Função sintática do Pronome Relativo
1.objeto direto
Eu encontrei a solução para o problema que você me apresentou.
A palavra que retoma “problema”. Reescrevendo a oração 2, que é aquela onde está o pronome relativo, e fazendo-se a substituição do relativo pelo substantivo que este retoma, teríamos:
Você me apresentou um problema.
OD
Se “um problema”, que pertence à oração 1 seria OD na oração 2,
o relativo que o substituiu passou a assumir esta função.
Conclui-se que o pronome relativo exerce a função de OD, portanto.
Estabeleça este mesmo raciocínio da “substituição” do pronome relativo pelo termo que ele retoma, colocando esse termo na oração adjetiva e faça a análise do período simples:
sempre dará certo.
2.sujeito
Encontrei a solução para o problema que parecia, a princípio, complexo.
3.complemento nominal
Essa é a pessoa a quem fiz referência em nossa conversa.
4.objeto indireto
Essa é a pessoa a quem me referi.
5.adjunto adnominal
Essa é a pessoa a cujas qualidades fiz referência.

4. Diferença entre a conjunção integrante e o pronome relativo.
Conjunção Integrante x Pronome Relativo
Ele confessou que mentiu.
(ISSO)
Ele confessou a mentira que surpreendeu a todos.
(A QUAL)
Uma forma bastante prática e segura para se fazer essa diferenciação será substituir a oração iniciada pela palavra “que” pela palavra ISSO; caso se conseguir essa troca, pode-se afirmar que a palavra “que” será conjunção integrante. Lembre-se de que a conjunção integrante inicia oração substantiva.
Caso contrário, tente perceber se o “que” está retomando um substantivo ou pronome substantivo e, portanto, enquanto pronome relativo poderá ser substituído por outro pronome relativo, por exemplo, o qual (e flexões: os quais, a qual, as quais).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estudo do Período Composto.

Introdução ao estudo do Período Composto.
Encerramos o estudo dos chamados termos da oração: vimos que os termos da oração relacionam-se e apresentam funções sintáticas. A partir desta aula, investigaremos as relações que as orações possuem entre elas dentro do período a que passaremos a chamar de composto.
Assim, vamos observar os exemplos:
Ele confessou a mentira.
(1 verbo = 1 oração = Período Simples)
Ele confessou que mentiu.
(2 verbos = 2 orações = Período Composto)
Ele confessou que mentiu e esperava a compreensão dos amigos.
(3 verbos = 3 orações = Período Composto)
No primeiro exemplo, a oração é formada por um verbo, trata-se de uma oração absoluta, que representa, em Sintaxe, o chamado período simples. Já no segundo exemplo, vê-se que há duas orações que estão ligadas – devemos observar que, se elas forem separadas, o sentido da primeira oração ficará comprometido: “quem confessa, confessa algo” – e a segunda oração apresenta essa informação. O termo “a mentira” é objeto direto de confessou.
A oração “que mentiu” é objeto de confessou: essa oração ligada à primeira é chamada de subordinada – ela apresenta uma função sintática.
E, no terceiro exemplo, foi acrescentada uma oração, mas que não exerce função sintática em relação às outras ...ela é independente: a prova disso é que podemos separá-la do período , sem causar nenhum prejuízo sintático ou mesmo semântico.
Coloque um ponto final entre a segunda e a terceira oração e confirme essa independência: neste caso, a oração será chamada de coordenada.
Oração subordinada: dependente – exerce função sintática.
Oração coordenada: independente – sem função sintática.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estudo do Sujeito II

Oração sem sujeito – Sujeito Inexistente.
Na oração sem sujeito, não um termo sobre o qual se declare algo; simplesmente, faz-se uma declaração, informa-se alguma coisa, trata-se de uma constatação. Tanto é assim que os verbos que indicam fenômenos da natureza são impessoais: não admitem sujeito, por quê? Porque se diz “chove forte”, constata-se o fenômeno natural. Feita essa introdução, você deverá preocupar-se em perceber quais as estruturas verbais que representarão as orações sem sujeito. Fique atento às estruturas e ao sentido – desta forma, entendendo a oração, você não correrá qualquer risco de errar. Vamos lá!
Você encontrará muitas orações sem sujeito com o verbo
HAVER, desde que ele esteja no sentido de existir, ocorrer,
acontecer ou indicando tempo passado.Veja alguns exemplos:
Havia muitos curiosos na rua.
(HAVER - no sentido de existir)
um ano não nos encontrávamos.
(HAVER - indicando tempo passado)
II. Outras estruturas de oração sem sujeito
O verbo SER, quando usado para indicar circunstâncias ligadas a tempo, clima, distância e indicação de horas.
São 7 horas.
(SER – indicando horas, distância, temperatura)
Chovia naquela noite.
(Fenômenos da natureza)
Atenção também aos verbos FAZER e ESTAR, indicando circunstâncias relacionadas a tempo ou clima.
Fazia calor na sala.
(FAZER – indicando tempo passado ou clima)
Está 30o graus em São Paulo.
(ESTAR – indicando clima)
III. Concordância dos verbos impessoais - HAVER
O verbo HAVER, quando impessoal, não admite sujeito e deverá ser flexionado na 3a. pessoa do singular.
Havia muitos alunos na sala. (CORRETA)
Haviam muitos alunos na sala.(INCORRETA)