sabe-se hoje que o ensino da gramática beneficia especialmente a produção planejada, apresentando pouco efeito na produção espontânea do aluno. Isto significa que a gramática contribui decisivamente para o aluno escrever melhor, embora apresente influência pequena na expressão oral deste. (...) o sucesso do ensino da gramática parece estar estreitamente relacionado ao estágio de desenvolvimento lingüístico em que o aluno se encontra. (2000, p.18-19)
Portanto, o ensino da gramática deve seguir a seqüência natural de aquisição. Não adianta ensinar algo muito complexo para uma criança que ainda não está suficientemente "madura" para entender, isto é, é necessário acompanhar os alunos dentro da rota do português escrito. Nessa etapa, o input (agir sobre uma mensagem para verificar o que entendeu sobre determinado assunto) poderá ser mais sofisticado, porém, o output (através da negociação de sentidos, o aluno poderá produzir uma nova mensagem sobre o que realmente entendeu) não poderá ser muito exigido do aluno.
Entende-se por aquisição da linguagem a internalização de formas, regras, determinados mecanismos sintáticos de tal maneira que os falantes consigam produzir algo de maneira fluente como, por exemplo, fazer automaticamente uma tarefa de leitura e produção de textos. Uma regra ou habilidade comunicativa está adquirida quando o aluno faz uso dela instintivamente.Portanto, a eficácia no ensino da gramática depende de uma prática lingüística constante ao longo da vida, com boas práticas dos professores de línguas. Esses devem ensinar a gramática com feedback e assistência, tendo o cuidado quando vão escolher como, quando e com que objetivos focalizar a forma, ou seja, deveriam focalizar com mais intensidade o que o aluno apresenta de mais problemático no momento. O ensino da gramática oferece mais resultados quando o nível de desenvolvimento em que o aluno está é compatível com as formas que estão sendo trabalhadas. Assim o aluno poderá assimilar os itens lingüísticos que estão sendo ensinados, por exemplo, por meio da Investigação-Ação Educacional em sala de aula.
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