Verbos intransitivos:
São verbos que por terem conteúdo significativo completo podem constituir o predicado sozinhos:
Lígia sumiu.
Verbos transitivos:
Verbos que por não terem sentido completam reclamam um complemento; por isso, não são capazes de constituir o predicado sozinho.
Transitivos diretos: exigem um complemento sem preposição obrigatória( objeto direto):
Lígia ama Carlos.
Transitivos indiretos: exigem complemento com preposição obrigatória (objeto indireto)
O documento pertence a Carlos.
Transitivos diretos e indiretos: exigem dois complementos: um sem e outro com preposição obrigatória ( objetos direto e indireto):
Lígia emprestou o livro a Carlos.
Verbos de ligação: exprimem estado ou mudança de estado(não indicam, portanto, ações). Servem como elemento de ligação entre o sujeito e seu atributo, o predicativo do sujeito: A casa é nova.
Principais verbos de ligação: ser, estar, ficar, parecer, permanecer, ficar, andar, continuar
Predicativo do sujeito: Elemento do predicado que se refere ao sujeito mediante um verbo ( de ligação ou não), com a função de informar algo a respeito do sujeito: A Terra é redonda.
Predicativo do objeto:
Termo da oração que se relaciona ao objeto, atribuindo-lhe uma característica:
O juiz julgou o réu culpado.
Tipos de Predicado:
Predicado Verbal: O núcleo da informação veiculada pelo predicado está contido num verbo significativo (transitivo ou intransitivo):
Joana partiu.
Eles gostam de crianças.
Predicado nominal: O núcleo da informação veiculada pelo predicado está contido no nome( predicativo do sujeito). O verbo, neste caso, funciona simplesmente como elemento de ligação entre o sujeito e o predicativo:
O menino estava machucado.
Predicado verbo-nominal: Predicado misto, em que a informação se concentra em dois elementos: no verbo significativo ( transitivo ou intransitivo) e no predicativo ( do sujeito ou do objeto). Desta forma, o predicado verbo-nominal apresenta dois núcleos: o verbo e o predicativo:
O menino chegou ao colégio machucado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário