Nesta unidade vamos cuidar das classes de palavras: critérios de classificação e as classes tradicionais (artigo, substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição). Identificação das classes e seus em empregos particulares. Variações morfológicas: gênero e número.
SUBSTANTIVOS
Palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres.
O substantivo, classifica-se em:
Comum- quando designa genericamente qualquer elemento da espécie: rio, cidade, menino
Próprio-quando designa especificamente um determinado elemento: Florianópolis, Brasil, Camila
Concreto- é o que designa ser de existência independente: casa, mar, sol
Abstrato- é o que designa ser de existência dependente(ações, estados e qualidades): amor, ciúme, fuga
Substantivos coletivos: Entre os substantivos comuns merecem destaque os coletivos: aqueles que mesmo no singular designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie.
Atilho: de espigas de milhoCáfila: de camelos
Flexão de gênero:
Masculinos: o livro, o mapa...Femininos: a borracha, a caneta...
Substantivos Biformes:
São substantivos que designam pessoas ou animais e que apresentam duas formas, uma para o masculino, outra para o feminino:homem/mulher, aluno/aluna
Substantivos Uniformes:
Apresentam uma única forma, tanto para o masculino quanto para o feminino.Epicenos:
Substantivos uniformes que designam animais: a onça, a foca, o jacaré. Caso se queira especificar o sexo do animal, devem-se acrescentar as palavras macho ou fêmea: a onça macho, o jacaré fêmea.Comuns de dois gêneros:
Substantivos uniformes que designam pessoas. Nesse caso, o gênero é indicado pelo artigo ou outro determinante.Ex: O colega, a colega; estudante esforçado, estudante esforçada; este cliente, aquela cliente; o artista, a artista.
Sobrecomuns:
São substantivos uniformes que designam pessoas. Nesse caso, o gênero é fixo (sempre masculino ou sempre feminino).Ex: a criança, o cônjuge, a pessoa, a criatura
Obs.: Caso se queira especificar o sexo do ser representado pelo substantivo, procede-se assim: uma criança do sexo masculino, o cônjuge do sexo feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário