Uma
das mais respeitadas e importantes cientistas no mundo, no que diz respeito à
aprendizagem e ensino de leitura é, sem dúvidas, a Profa. Dra. Linnea C.
Ehri da City University of New York (CUNY). Ehri tem feito pesquisas há mais de 40 anos sobre
como as pessoas aprendem a ler e a escrever. Abaixo irei descrever 4 modos
(maneiras ou estratégias) para ler palavras que Ehri costuma enfatizar em seus
artigos.
Predição: A predição talvez seja uma das primeiras
formas de se ler palavras. As crianças, ainda muito cedo, olham uma palavra
associada a uma figura e adivinham (predizem) seu significado. No entanto, não
é só por predição associada a uma imagem que se pode ler palavras por predição,
veja abaixo dois exemplos:
·
No hospital trabalham muitos médicos e
en...
·
Eu adoro comer bolo de morango, mas não
gosto de bolo de cho...
Veja
só, aposto que você adivinhou que as palavras que faltam são “enfermeiros” e
“chocolate”, e adivinhou apenas pelo começo de cada palavra e pelo contexto.
Assim, a predição pode ser usada a partir de ilustrações, contexto ou até mesmo
partes das palavras.
Analogia: Outro jeito de ler palavras é por analogia.
Nesse caso, a leitura é possibilitada porque o leitor já conhece alguns pedaços
da palavra como o começo (ataque) ou o final (rima). Esses pedaços que
foram aprendidos para uma determinada palavra podem ser utilizados para a
leitura de palavras novas.
·
Ex.1: pedra, pedreira, Pedro, pedregulho, pedraria,
apredrejar
·
Ex.2: João, pão, melão, balão,
coração.
Decodificação: Talvez o principal e mais importante modo de ler
palavras é a decodificação, ou seja, decodificar (transformar) as menores
unidades gráficas (visuais) que são as letras em seus respectivos sons (os
fonemas). Assim, quando uma palavra é nova ou sua leitura é mais difícil
(não-familiar), normalmente recorremos a decodificação para ler a palavra.
Todas as crianças que estão aprendendo a ler devem aprender a decodificar. No
começo da aprendizagem da leitura é normal que as crianças leiam “B – a- ba –
na – na....Ba..nana... Banana”. Isso não significa que a criança lerá assim
para sempre, mas sim que ela vai aos poucos automatizando a leitura, como
uma criança que começa engatinhando e aos poucos aprende a andar e a
correr. No entanto, mesmo depois de automatizada a leitura, nós ainda
continuamos a usar a decodificação para ler palavras novas como, por exemplo,
você deverá fazer agora ao tentar ler a palavra
“Hipopotomonstrosesquipedaliofobia”, que ironicamente significa “medo de
palavras grandes”. Como você provavelmente não conhecia essa palavra deve ter
decodificado as unidades menores como as sílabas para ler, portanto, usando a
decodificação. Lembre-se que não é porque você aprendeu a correr que
deixou de saber como engatinhar.
Reconhecimento Automatizado (sight
words) – Esse modo de leitura de palavras é
chamado por Ehri de reconhecimento automatizado e recebe esse nome, pois quando
as palavras são lidas, nós armazenamos na memória as grafias das palavras
(letras) associadas aos sons da pronúncia tornando a leitura dessa palavra mais
fácil e instantânea. Esse é o ponto central da teoria de fases de Ehri que irei
apresentar em outro artigo. Essa automatização da leitura permite que as
pessoas se concentrem mais nos significados do que na decodificação, mas como
eu acabo de ressaltar no item anterior, a decodificação precede esse
reconhecimento automatizado. É preciso que a criança leia várias vezes “B
– a- ba – na – na....Ba..nana... Banana”, para que consiga ler “Banana” tão
imediatamente quanto você fez agora.
Espero
que você tenha gostado dessas explicações em breve irei apresentar a teoria de
fases de Ehri e explanar mais sobre essa temática. Não esqueça de comentar e de
curtir o artigo. Até a próxima.
Você
também pode se interessar pelo artigo que fala sobre consciência fonêmica que é uma
habilidade muito importante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura
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