sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Como estudar para o Vestibular

Para ser aprovado é necessário muita dedicação, vontade e paciência.
É muito importante manter um ritmo de estudo. Estudar de manhã e a tarde é aconselhável, porém o recomendado é começar devagar e ir aumentando o ritmo de acordo com a sua capacidade.
Se não encontrar sossego ou espaço adequado para poder estudar sem desvios de atenção vá a uma biblioteca. Distrações fazem você perder a concentração e conseqüentemente a produtividade.
Programe um roteiro de estudos para uma semana. Isso ajudará você a manter o ritmo e a disciplina, o que é fundamental para um bom desempenho no vestibular. Exemplo:
- Segunda: Matemática
- Terça: Física
- Quarta: Português
- Quinta: Química
- Sexta: Biologia
- Sábado: Revise tudo o que você estudou durante a semana ( porém apenas LEIA)
Reserve um dia da semana para descansar. Durante esse período de estudos é muito importante relaxar para evitar descarga de adrenalina desnecessária o que pode causar alguns problemas como falta de memória. Descontrair pode ajudar você a lembrar do conteúdo estudado durante a semana.
Caso você opte por estudar a tarde e de manhã (alguns estudos dizem que de manhã é o melhor período para isso), deixe a noite para você relaxar. Saia com os amigos, veja Tv ou leia revistas que você goste, enfim, faça o que você gosta. 
O sono é muito importante, visto que é durante ele que o seu cérebro separa as informações que devem ser armazenadas das que serão esquecidas. Durma pelo menos 8 horas por dia.
Foque nas matérias que você mais possui dificuldade, caso não consiga saná-las através de uma pesquisa procure um professor.
Portanto, ser aprovado no vestibular não exige necessariamente noites mal dormidas e estresse. O estresse é natural, mas pode ser reduzido de modo que você não deixe sua vida completamente de lado para conseguir entrar no curso desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário