Vestibular de Inverno 2014 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terá provas em um dia apenas, no domingo, 20 de julho. A mudança foi anunciada pelo coordenador geral da Comissão Permanente de Seleção (CPS), Ivo Mario Mathias, nesta quarta-feira (15/1), durante a divulgação das listas de aprovados no Vestibular de Verão 2013 e no Processo Seletivo Seriado – PSS 2013, com as respectivas listas de espera. A entrega da relação de classificados nos dois concursos ao reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas ocorreu na Sala dos Conselhos (Bloco da Reitoria/Campus Uvaranas), com a presença da pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, e da coordenadora pedagógica da CPS, professora Aline Emílio.
De acordo, com o coordenador geral da CPS, a mudança no calendário do Vestibular de Inverno 2014 se deve às alterações no calendário escolar em função da Copa do Mundo. “Como a final da Copa está programada para 13 de julho, tivemos que marcar as provas para o final de semana seguinte”, disse o professor Ivo Mathias. Ele lembra que por motivos de consciência religiosa (instituídos em lei), normalmente, a UEPG aplica provas no domingo e segunda-feira, utilizando espaços das escolas da rede estadual de ensino. “Como as aulas do segundo semestre letivo da rede estadual retornam no dia 21 de julho, fomos obrigados a fazer as provas do nosso vestibular em apenas um dia, com provas de manhã e à tarde”, explica. Os detalhes serão divulgados em breve pela CPS.
Além dessa mudança, o coordenador da CPS ainda reiterou as alterações anunciadas em dezembro de 2013, tanto nos concursos vestibulares como no PSS. Já nos vestibulares deste ano (para ingresso em 2015), por exemplo, passam a valer as alterações no sistema de cotas. Por decisão do Conselho Universitário, a partir de agora, para a cota da escola pública e cota para negros oriundos da escola pública, o candidato deverá ter cursado todas as séries do ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. A instituição reservará 40% das vagas para a escola pública; 10% à cota para negros; e 50% para a cota universal (não optantes pelo sistema de cotas).
As mudanças também atingem a Redação, que passará a cobrar novos gêneros textuais. Segundo a coordenadora pedagógica da CPS, Aline Emílio, a proposta é adequar as provas da UEPG às tendências de outros concursos, assim como à realidade dos estudantes. Assim, na prova de Redação, os vestibulandos deverão atender aos gêneros carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo. Ainda na disciplina de Literatura serão cobradas novas leituras. A relação obras inclui “Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto; “O aprendiz de feiticeiro”, de Mário Quintana; “O grande mentecapto, de Fernando Sabino; “Quase memória, quase romance”, de Carlos Heitor Cony; e “Amor e outros contos”, de Luiz Vilela.
Conforme o professor Ivo Mathias, no PSS, as mudanças afetam mais aqueles candidatos que vão iniciar o processo, no PSS I, triênio (2014/2016), cujas provas passarão a ter o sistema somatório e um novo conteúdo programático, incluindo questões de Sociologia e Filosofia. A Redação passa a contar com novos gêneros textuais para a produção de texto, como comentários em blog, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico. Na disciplina de Literatura, serão cobradas as leituras da obras “Melhores Poemas”, de Cláudio Manoel da Costa; e “Cartas Chilenas”, de Tomáz Antônio Gonzaga.
No PSS II (triênio 2013/2015) serão exigidas as leituras dos livros “Noite na Taverna”, de Alvarez Azevedo; e “O Alienista”, de Machado de Assis. Na Redação, os candidatos deverão atender a gêneros textuais como carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo argumentativo e resumo. O PSS III (triênio 2012/2014) terá as mesmas leituras e gêneros textuais exigidos no concurso vestibular. Os conteúdos programáticos permanecem os mesmo no PSS II e PSS III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário